Como ocorre a troca de administradora de condomínios?

Entenda quando é o momento de trocar de administradora

Como ocorre a troca de administradora de condomínios?

Qual é o momento certo para troca de administradora?

A administradora de condomínios é uma prestadora de serviços contratada pelo síndico, que deve auxiliá-lo em sua gestão e atender às demandas do condomínio. Caso a empresa cometa irregularidades ou não cumpra o contrato, o síndico pode romper a contratação e buscar uma nova administradora.

Cada condomínio é único. É importante avaliar atentamente novas propostas de administradoras, para não errar na escolha e contratar uma empresa que supra todas as necessidades do seu condomínio.

No artigo de hoje, vamos te explicar como funciona o processo de troca de administradora!

Assembleia antes da troca de administradora de condomínios

Assembleia precisa aprovar a troca de administradora de condomínios?

É comum surgirem dúvidas sobre a relação entre o síndico e os condôminos no processo de troca de administradora. 

Moradores precisam aprovar a troca? Apenas o síndico escolhe a nova empresa? Essas são apenas algumas das questões que, normalmente, são levantadas.

De acordo com o Código Civil Art. 1348 – Lei 10406/02 “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção”.

Desde que o síndico convoque os moradores para assembleia comunicando que contratou uma nova empresa para a gestão do condomínio, pode ocorrer a troca de administradora sem votação, mas é necessário que após a escolha a assembleia aprove a nova empresa.

A lei 4.591/64 permite que o síndico transfira as atribuições administrativas para uma administradora de condomínios, caso a assembleia não aprovar, outra empresa deve ser escolhida para realizar a gestão condominial.

Vale ressaltar que se a convenção do condomínio exigir que a nova contratação seja feita depois da aprovação da troca em assembleia, o condomínio pode decidir se a votação será antes ou depois da escolha da administradora.

Documentos indispensáveis na transição de administradora

Documentos necessários para troca de administradora de condomínios

No processo de contratação de uma nova administradora de condomínios, a antiga empresa  precisa entregar a documentação do período de sua gestão.

Todos os documentos referentes ao condomínio devem ser entregues à nova empresa contratada. 

O síndico deve protocolar uma lista com todos os documentos que foram enviados. A prestação de contas para a nova administradora deve conter os seguintes documentos:

  • Cadastro dos condôminos;
  • Comprovantes de pagamentos de contas;
  • Convenção do condomínio;
  • Relatório de boletos emitidos;
  • Registro de pagamentos e encargos sociais;
  • Registro do CNPJ;
  • Circulares e cartas de comunicação.

Caso aconteça da nova administradora de condomínios não receber toda documentação necessária, a antiga gestora deve receber um prazo final para regularizar a entrega da papelada. 

A falta do envio de documentos pode acarretar em uma ação de busca e apreensão.

A administradora de condomínios anterior, tem de 30 a 60 dias para entregar toda documentação necessária e finalizar a prestação de serviços. Dependendo do contrato, esse prazo pode variar.

Como escolher uma nova administradora de condomínios?

Troca de administradora de condomínios: como escolher uma nova empresa?

O processo de transição não é simples e pode ser cansativo. 

Para evitar futuras dores de cabeça, evitar uma nova contração equivocada e escolher a administradora ideal para seu condomínio, é recomendável pesquisar bastante antes de assinar o contrato. 

Confira algumas dicas:

  1. Pesquise entre 3 e 5 boas administradoras no mercado;
  2. Veja quais serviços a administradora oferece ao condomínio;
  3. Peça indicações para síndicos de outros condomínios;
  4. Não contrate uma empresa que ofereça honorários aquém do mercado.

Como a Umuarama pode te ajudar?

Desde a fundação, em 1954, a Umuarama Imóveis é reconhecida por prestar um atendimento personalizado para o cliente. Seu condomínio é nossa prioridade. 

Por isso, você é atendido por quem dirige a empresa, o que faz toda diferença em nosso setor.

Confiança e credibilidade são essenciais para um bom relacionamento com nossos clientes. 

Se interessou? Estamos preparados para atender às necessidades do seu condomínio. Entre em contato com a gente! Estamos sempre prontos para te ajudar.

Para saber mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Recentemente, identificamos um aumento no número de casos de fraudes envolvendo boletos de pagamento de condomínios.   Para garantir a segurança das suas transações financeiras, recomendamos que tome as seguintes medidas:  Verificação detalhada: ao receber qualquer boleto de pagamento, verifique cuidadosamente os dados presentes no documento. Certifique-se de que todas as informações, como valor, data de vencimento e dados do beneficiário, estejam corretas. No caso do beneficiário, o favorecido sempre será ou a Umuarama Adm de Condomínios (30.505.694/0001.80) ou o nome de seu condomínio.  Além disso, ao digitar o código de barras, confira se as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento. Canais oficiais: utilize apenas os canais oficiais de comunicação da nossa empresa para obter informações sobre seus pagamentos. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Segurança digital: mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus e softwares de segurança. Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou em redes Wi-Fi não seguras. Verifique o banco: o banco  parceiro da Umuarama é o Itaú. Qualquer boleto com marca d'água de outra instituição bancária não está correto, portanto não deve ser pago.  Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco imediatamente.  Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir a segurança nas suas transações conosco pelo email umuarama@umuaramaimoveis.com.br.