3 ideias de sustentabilidade que reduzem gastos em condomínio

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado nos últimos anos

3 ideias de sustentabilidade que reduzem gastos em condomínio

 

 

A preocupação em preservar os recursos é um tema cada vez mais recorrente no cotidiano de todos. Com o crescimento da população, água e energia estão se tornando recursos mais escassos e caros.

Adotar ideias que visam melhorar e diminuir o consumo é cada vez mais necessário e trazer assuntos sobre sustentabilidade nas reuniões de condomínio é uma das formas mais sensatas de discutir o problema e propor mudanças, afinal, se todos colaborarem, atitudes simples podem reduzir consideravelmente os gastos dentro de um condomínio.

Segundo a Green Building Council Brasil, uma instituição que certifica construções sustentáveis, condomínios com políticas de sustentabilidade reduzem em cerca de 40% o consumo de água e 20% no consumo de energia elétrica.

Além de se preocupar com o meio ambiente, trazer o assunto “sustentabilidade” em pauta impacta diretamente no bolso dos condôminos, por isso separamos ideia de sustentabilidade que reduzem gastos em condomínio, veja a seguir:

Coleta Seletiva de Lixo e Reciclagem

Um dos pilares da sustentabilidade é reduzir a produção de lixo, por isso adotar a coleta seletiva e a reciclagem pode ter um papel fundamental na transformação dos hábitos de um condomínio. 

Algumas pesquisas apontam que uma pessoa gera cerca de 4 a 6 litros de lixo por dia, pode parecer pouco, mas para um condomínio esse impacto ambiental pode ter um resultado gigantesco. Com a implantação da coleta seletiva, fica mais fácil separar os resíduos que podem ser reutilizados e reciclados como: plásticos, latinhas e papéis, gerando receita para o condomínio, pois existe a possibilidade desses materiais serem vendidos.

No início, a implantação da coleta seletiva e da reciclagem vão demandar algum trabalho, mas com o decorrer do tempo os moradores vão adquirir o hábito e se reunirão em prol de um objetivo muito importante de forma prazerosa.  

Implantação de água de reuso

Implantação de água de reuso

Além da preocupação com o meio ambiente, a utilização de água de reuso diminui significativamente as contas relativas ao consumo de água de um condomínio.

Para a implantação desse tipo de projeto de sustentabilidade será necessário um maior investimento, portanto, deverá ser discutido em assembleia e previamente aprovado pelos condôminos. O investimento deve ser feito na compra de equipamentos de captação e armazenamento de água para a reutilização na limpeza de áreas comuns e até mesmo regar os jardins.

Em um primeiro momento pode parecer um gasto adicional, mas, se calculado a longo prazo, o investimento pode ser recuperado facilmente. Além da economia, o condômino passa a ser mais sustentável e causar menos impacto na utilização desse recurso natural essencial à vida.

Consumo consciente de água e energia elétrica

Consumo consciente de água e energia elétrica

Pode parecer uma medida simples, mas desenvolver campanhas que incentivam o consumo consciente pode diminuir, e muito, o consumo de energia elétrica e de água. 

Boas práticas para garantir a sustentabilidade no condomínio:

  • Abandonar os copos descartáveis
  • Tomar banhos mais curtos
  • Evitar o uso de mangueiras 
  • Lavar roupa com menos frequência
  • Incentivar moradores a utilizar as escadas ao invés de elevadores
  • Desligar um dos elevadores em horários de menor movimento 
  • Economizar papel passando a comunicação interna para meios online

Além de ter um custo efetivamente baixo, esse tipo de ação funciona muito bem, pois além da temática sustentável gera um impacto diretamente no bolso dos condôminos, atitudes simples, mas que geram enorme impacto quando feito em escala.

Para continuar sabendo mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso blog e nos siga no Facebook Instagram.

Comentários

Prezados clientes, a Umuarama está empenhada em auxiliar o dia-a-dia dos nossos condomínios e contribuir para o coletivo no sentido de retardar a disseminação e adotar as melhores práticas possíveis. Por favor, consultem nossas orientações no link desta imagem. Quaisquer dúvidas, permanecemos à disposição. Att, Diretoria. Umuarama Imóveis. Coronavírus COVID-19.