Quais são os principais cargos e funções de um condomínio?

Quais são os principais cargos e funções de um condomínio?

Saber identificar quais são os cargos e funções do síndico e dos prestadores de serviços, é fundamental para o bom funcionamento do condomínio. Com diversos funcionários, é natural que os moradores, e até mesmo os colaboradores, confundam as responsabilidades de cada cargo no ambiente condominial.

Como forma de estipular as tarefas atribuídas a cada cargo do condomínio, os sindicatos de empregados de edifícios entregam, anualmente, ao Ministério do Trabalho, a Convenção Coletiva de Trabalho.

Além de definir as responsabilidades dos prestadores de serviços, no documento também é registrado  questões trabalhistas do setor, como piso salarial e benefícios.

Para que não restem mais dúvidas, no artigo de hoje, listamos os cargos  e funções mais comuns em condomínios.

Quais são os cargos e funções mais comuns em um condomínio?

Anos atrás, todos os funcionários de condomínios residenciais eram considerados empregados domésticos. A partir de 1956, quando a Lei Federal 2.2757/56 foi alterada, os cargos de ambiente condominial passaram a ser protegidos pela legislação trabalhista.

Síndico

O síndico é o principal gestor do condomínio. Ele é o representante legal, ou seja, é responsável civil, trabalhista e penal. Administra o funcionamento do condomínio e coordena as demais funções e cargos. Os moradores podem optar por eleger um morador ao cargo ou contratar um síndico profissional.

Subsíndico

O cargo de subsíndico não é obrigatório, mas é uma função bastante comum na maioria dos condomínios. Em condomínios grandes, com vários blocos, é possível eleger um representante para cada prédio. A nomeação do subsíndico ocorre apenas por meio de uma assembleia geral.

Dentro da função, cabe ao subsíndico auxiliar nas questões administrativas e funcionais do condomínio. Em caso de ausência do síndico, o subsíndico assume a gestão condominial e pode convocar uma assembleia para eleger o novo representante.

Zelador

O zelador garante a organização do condomínio no dia a dia e verifica se as condições gerais das instalações estão funcionando. Entre as principais funções, o zelador deve fiscalizar e realizar a manutenção das áreas comuns. O cargo também permite a coordenação da equipe de limpeza e segurança, por exemplo.

Serviços gerais

Geralmente, o auxiliar de serviços gerais é encarregado das manutenções periódicas. Ele identifica problemas como goteiras, infiltrações e reparos que precisam ser feitos dentro do condomínio. Por ser um cargo com atividades amplas, o condomínio deve garantir que não haja o acúmulo de funções.

Caso o auxiliar também tenha como função a limpeza do condomínio, a tarefa dupla deve ser registrada na carteira de trabalho. Dessa forma, a gestão condominial evita a chance de ocorrer futuros problemas judiciais.

Porteiro

O porteiro é o funcionário responsável por cadastrar os visitantes e prestadores de serviços que entram no condomínio e confirmar com condômino a autorização para entrada. Além disso, ele também recebe as correspondências dos moradores e observa se há falhas de segurança.

Vigias

A contratação desses funcionários é uma forma de reforçar a segurança dos moradores e da propriedade. São mais comuns em condomínios residenciais grandes, em que realizam rondas pelo condomínio para garantir a segurança.

Quais as funções de uma administradora de condomínios?

Administradora de condomínio:cargos e  funções de um condomínio

A função de uma administradora de condomínios pode ser confundida com a função do síndico, mas, na verdade, a administradora é encarregada de auxiliar o gestor condominial nas áreas: trabalhista, financeira, jurídica, fiscal e de recursos humanos.

A administradora faz com que a gestão condominial seja mais transparente. Entre as principais funções, cabe à administradora:

  • Gerenciar as finanças, realizando pagamentos e efetuando cobranças;
  • Emitir boletos e recibos;
  • Acompanhar obrigações legais do condomínio;
  • Auxiliar na contratação e demissão de funcionários.

Agora você já conhece os principais cargos e funções em um condomínio. Contratar uma administradora de condomínios pode ser a solução que você estava buscando. Aqui na Umuarama, estamos sempre prontos para te ajudar.

Para saber mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no InstagramFacebook e Linkedin.

 

    Comentários

    Prezados clientes, a Umuarama está empenhada em auxiliar o dia-a-dia dos nossos condomínios e contribuir para o coletivo no sentido de retardar a disseminação e adotar as melhores práticas possíveis. Por favor, consultem nossas orientações no link desta imagem. Quaisquer dúvidas, permanecemos à disposição. Att, Diretoria. Umuarama Imóveis. Coronavírus COVID-19.