Muitas pessoas preferem residir em um condomínio fechado principalmente para ter segurança no dia a dia, e o acesso a um condomínio desses requer responsabilidade e diversas regras que precisam estar claras.
Se você quer ficar por dentro do que precisa para aumentar a segurança de um condomínio fechado, iremos te explicar algumas regras que podem ser colocadas em prática no seu condomínio.
Regras para entrada de condomínio fechado
Para início de conversa, é fundamental que tenha sempre um porteiro ou zelador supervisionando e controlando a entrada dos moradores ou alguma opção de tecnologia – portaria remota/virtual – que facilite essa dinâmica.
Tanto os veículos quanto os pedestres precisam passar exclusivamente pela entrada principal, lembrando sempre de se identificar na portaria. Se estiver em um carro, é importante que abaixe os vidros para que o porteiro possa ver quem está dentro do veículo, por exemplo.
Confira os principais protocolos de acesso abaixo:
- Acesso de funcionários e moradores
Para moradores e funcionários, é importante que tenham senhas, cartões de acesso, acesso biométrico ou até mesmo tecnologias de reconhecimento facial. Lembrando que cada item desses precisa estar cadastrado e atualizado para poder ser utilizado por veículos ou pedestres e é importante que seja intransferível.
- Acesso de visitantes e prestadores de serviço
Para o visitante ou prestador de serviço ter acesso ao condomínio fechado será necessário se identificar na portaria e aguardar até que um morador autorize a sua entrada.
- Acesso de entregadores
Para entregadores, não costuma ser autorizada a entrada no condomínio fechado, ao menos que seja uma entrega de grande porte. Caso não seja, a entrega poderá ser deixada na portaria e o porteiro responsável irá avisar ao morador para buscar. Muitos condomínios contam com lockers ou áreas de armazenamento, evitando até o contato com o interior do condomínio.
2 – A portaria tem que ser a parte mais segura do condomínio fechado
É de suma importância que nunca seja deixada a portaria vazia ou sem a supervisão dos responsáveis. Lembrando sempre de não permitir acesso de quem não possui autorização.
3 – Quando tiver obras no condomínio fechado, a segurança deverá ser redobrada.
Todos os contratados para a realização de obra no condomínio deverão estar devidamente uniformizados e portando sempre um crachá com foto para a identificação. O levantamento de documentos como RG e nome completo também auxiliam a portaria a realizar a verificação e dar maior segurança para quem está circulando no condomínio.
Os porteiros e zeladores precisarão ser instruídos a, antes mesmo da obra iniciar, permitir apenas os contratados e identificados pela empreiteira com seus devidos crachás.
4 – Treinamento e capacitação de equipe.
Para pôr em prática todas as dicas que demos acima, é necessário ter uma equipe treinada, capacitada e qualificada para garantir que toda a segurança do condomínio fechado está sendo cumprida e que estão seguindo todas as regras necessárias.
Passo a passo para liberação de entrada de visitantes
- Identificação: Todo condomínio deve ter um interfone. Quando o visitante chegar e interfonar, deve anunciar minimamente o nome e qual unidade deseja visitar.
- Confirmação: Em seguida, o porteiro deve interfonar para a unidade escolhida do visitante e perguntar se o morador está à espera de alguém e confirmar se os dados que o visitante passou coincidem com os que o morador irá informar.
- Entrada ou não: A entrada deverá ser liberada somente após a confirmação do morador. Se o morador não permitir a entrada, o porteiro deve ser firme e não abrir exceções.
- Registro: Todos os visitantes e prestadores de serviço deverão ser registrados para controle do condomínio. O nome, a unidade visitada, e os horários de entrada e saída precisam ser anotados em uma planilha de controle de acesso.
Em caso de dúvidas, você pode contar com a equipe de Umuarama para te ajudar em todas as etapas da regulamentação de seu condomínio.
Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.