Entrada no condomínio fechado: como regulamentar?

Entrada no condomínio fechado: como regulamentar?

Muitas pessoas preferem residir em um condomínio fechado principalmente para ter segurança no dia a dia, e o acesso a um condomínio desses requer responsabilidade e diversas regras que precisam estar claras.

Se você quer ficar por dentro do que precisa para aumentar a segurança de um condomínio fechado, iremos te explicar algumas regras que podem ser colocadas em prática no seu condomínio. 

Regras para entrada de condomínio fechado

Para início de conversa, é fundamental que tenha sempre um porteiro ou zelador supervisionando e controlando a entrada dos moradores ou alguma opção de tecnologia – portaria remota/virtual – que facilite essa dinâmica.

Tanto os veículos quanto os pedestres precisam passar exclusivamente pela entrada principal, lembrando sempre de se identificar na portaria. Se estiver em um carro, é importante que abaixe os vidros para que o porteiro possa ver quem está dentro do veículo, por exemplo.

Confira os principais protocolos de acesso abaixo:

  • Acesso de funcionários e moradores

Para moradores e funcionários, é importante que tenham senhas, cartões de acesso, acesso biométrico ou até mesmo tecnologias de reconhecimento facial. Lembrando que cada item desses precisa estar cadastrado e atualizado para poder ser utilizado por veículos ou pedestres e é importante que seja intransferível.

  • Acesso de visitantes e prestadores de serviço

Para o visitante ou prestador de serviço ter acesso ao condomínio fechado será necessário se identificar na portaria e aguardar até que um morador autorize a sua entrada.

  • Acesso de entregadores

Para entregadores, não costuma ser autorizada a entrada no condomínio fechado, ao menos que seja uma entrega de grande porte. Caso não seja, a entrega poderá ser deixada na portaria e o porteiro responsável irá avisar ao morador para buscar. Muitos condomínios contam com lockers ou áreas de armazenamento, evitando até o contato com o interior do condomínio.

Condomínio fechado:  cuidados para permitir a entrada de visitantes

2 – A portaria tem que ser a parte mais segura do condomínio fechado

É de suma importância que nunca seja deixada a portaria vazia ou sem a supervisão dos responsáveis. Lembrando sempre de não permitir acesso de quem não possui autorização.

3 – Quando tiver obras no condomínio fechado, a segurança deverá ser redobrada.

Todos os contratados para a realização de obra no condomínio deverão estar devidamente uniformizados e portando sempre um crachá com foto para a identificação. O levantamento de documentos como RG e nome completo também auxiliam a portaria a realizar a verificação e dar maior segurança para quem está circulando no condomínio. 

Os porteiros e zeladores precisarão ser instruídos a, antes mesmo da obra iniciar, permitir apenas os contratados e identificados pela empreiteira com seus devidos crachás.

4 – Treinamento e capacitação de equipe.

Para pôr em prática todas as dicas que demos acima, é necessário ter uma equipe treinada, capacitada e qualificada para garantir que toda a segurança do condomínio fechado está sendo cumprida e que estão seguindo todas as regras necessárias.

Passo a passo para liberação de entrada de visitantes

Condomínio fechado: como identificar os visitantes

  • Identificação: Todo condomínio deve ter um interfone. Quando o visitante chegar e interfonar, deve anunciar minimamente o nome e qual unidade deseja visitar.

  • Confirmação: Em seguida, o porteiro deve interfonar para a unidade escolhida do visitante e perguntar se o morador está à espera de alguém e confirmar se os dados que o visitante passou coincidem com os que o morador irá informar.

  • Entrada ou não: A entrada deverá ser liberada somente após a confirmação do morador. Se o morador não permitir a entrada, o porteiro deve ser firme e não abrir exceções.

  • Registro: Todos os visitantes e prestadores de serviço deverão ser registrados para controle do condomínio. O nome, a unidade visitada, e os horários de entrada e saída precisam ser anotados em uma planilha de controle de acesso.

 

Em caso de dúvidas, você pode contar com a equipe de Umuarama para te ajudar em todas as etapas da regulamentação de seu condomínio.

Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

    Comentários

    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
    Evite cair em fraudes, siga nossas orientações!