Medidas de segurança para condomínios

Medidas de segurança para condomínios

A segurança de condomínios é um fator que vem ganhando cada vez mais visibilidade e importância nos últimos anos, principalmente em grandes cidades. 

Com o objetivo de reduzir a possibilidade de riscos e garantir um ambiente seguro aos moradores, adotar certas medidas de segurança se torna a opção mais viável para o condomínio preservar condôminos e funcionários.

Quer saber mais sobre como aplicar essas medidas? Confira abaixo 6 medidas de segurança essenciais para manter seu condomínio protegido!

1 – Conte com colaboradores capacitados

Atualmente, diversas ferramentas tecnológicas são utilizadas nos processos operacionais de um condomínio, mas não basta contar apenas com esse tipo de equipamento. 

Realizar workshops, reuniões de atualização e feedbacks são formas de investir na capacitação dos colaboradores e preparar a equipe de segurança para dar andamento às abordagens, assim como instruí-la a como monitorar o local corretamente.

Medidas de segurança para condomínio: como fazer o monitoramento?

2 – Monitoramento estratégico

O bom monitoramento vindo da guarita, local onde ficam os porteiros e parte da equipe de segurança, é essencial para que as demais medidas de segurança sejam eficientes. Ela nunca deve ficar vazia.

A guarita representa o primeiro contato do condomínio com a rua e possibilita aos colaboradores uma vasta visão sobre os locais próximos ao perímetro do condomínio. Além disso, é por ali que é feito o controle de pessoas que entram ou saem do condomínio.

3 – Tecnologia é uma aliada

Como dissemos anteriormente, não basta apenas o uso da tecnologia, mas isso não significa que ela não seja uma grande aliada. Os recursos tecnológicos são facilitadores para o funcionamento pleno das medidas de segurança.

São boas opções investir em câmeras que operam 24h, possuam alta qualidade e resolução e guardem as imagens na nuvem, utilizar equipamentos integrados de monitoramento, contar com um bom sistema de alarme e controles de acesso internos para os moradores, por exemplo.

4 – Adote protocolos emergenciais

Protocolos emergenciais de medidas de segurança em condomínios

Uma das principais medidas de segurança que deve ser adotada é a construção e utilização de protocolos emergenciais para casos de incidentes mais graves. 

Definir o que deve ser feito em emergências é uma forma de preservar a integridade de todos que estão no ambiente.

Por isso, é recomendável ter ramais destinados para tentativas de assalto e risco de incêndio, por exemplo, facilitando a comunicação entre os colaboradores que estão em diferentes áreas do condomínio. Outra ideia interessante é a instalação de botões de pânico, que quando acionados demonstram que o condomínio está em perigo.

5 – Monitoramento do fluxo de pessoas

É imprescindível que os colaboradores da portaria solicitem a identificação dos visitantes e verifiquem com o condômino se a entrada pode ser liberada.

O profissional deve estar qualificado para realizar o procedimento tranquila e discretamente, mas alerta em casos de inconvenientes.

6 – Conscientize os moradores

Algumas medidas de segurança podem ser divididas com os moradores para os inteirar sobre os protocolos adotados e formas de prevenção de incidentes no ambiente condominial.

Os condôminos podem definir códigos de alerta entre eles e os colaboradores para situações de risco, manter as portas dos apartamentos trancadas e não abrir portas de acesso automático se não estiverem prestes a entrar.

Curtiu as dicas sobre medidas de segurança, mas não sabe como implantá-las no seu condomínio? Não tem problema! Você pode contar com a ajuda do time de especialista de Umuarama Imóveis para te auxiliar na gestão condominial.

Para ficar por dentro de mais dicas para o bom funcionamento de condomínios, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Recentemente, identificamos um aumento no número de casos de fraudes envolvendo boletos de pagamento de condomínios.   Para garantir a segurança das suas transações financeiras, recomendamos que tome as seguintes medidas:  Verificação detalhada: ao receber qualquer boleto de pagamento, verifique cuidadosamente os dados presentes no documento. Certifique-se de que todas as informações, como valor, data de vencimento e dados do beneficiário, estejam corretas. No caso do beneficiário, o favorecido sempre será ou a Umuarama Adm de Condomínios (30.505.694/0001.80) ou o nome de seu condomínio.  Além disso, ao digitar o código de barras, confira se as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento. Canais oficiais: utilize apenas os canais oficiais de comunicação da nossa empresa para obter informações sobre seus pagamentos. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Segurança digital: mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus e softwares de segurança. Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou em redes Wi-Fi não seguras. Verifique o banco: o banco  parceiro da Umuarama é o Itaú. Qualquer boleto com marca d'água de outra instituição bancária não está correto, portanto não deve ser pago.  Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco imediatamente.  Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir a segurança nas suas transações conosco pelo email umuarama@umuaramaimoveis.com.br.