Escolher um síndico morador ou um síndico profissional não é uma tarefa simples. Afinal, a gestão do condomínio será administrada por esse cargo, que cuidará da segurança, finanças, contratação de colaboradores e eventuais conflitos no ambiente condominial.
Com tamanha responsabilidade em vista, é comum surgir a dúvida sobre qual é a melhor opção para síndico: nomear um morador ou contratar um especialista para gerir o condomínio?
Mas, para te ajudar a solucionar esta questão, vamos te explicar quais são as vantagens e desvantagens na escolha de cada administrador e como os condôminos podem acompanhar o trabalho desenvolvido pelo síndico. Venha conferir!
Como escolher o síndico para o condomínio?
O primeiro ponto relevante na escolha do síndico é entender como funciona a legislação a respeito do condomínio. De acordo com a lei № 4.951, de 1964, conhecida como Lei do Condomínio, a eleição para o cargo deve ser feita conforme rege a convenção do condomínio.
No geral, o síndico eleito pode ter um mandato de dois anos (em alguns casos um) e pode concorrer à reeleição, mas todas as etapas deste processo devem ser feitas com a participação dos moradores (por meio da contabilização dos votos) em assembleia.
Além disso, é recomendada a eleição de um representante com a ficha limpa, não é permitido ter processos em andamento ou condenações na justiça. Vale ressaltar que os moradores inadimplentes e inquilinos não possuem direito ao voto na eleição, nesse último caso apenas se estiverem munidos com uma procuração do proprietário.
Como dissemos no começo do artigo, os moradores podem escolher entre um condômino que deseja atuar como gestor ou um síndico profissional, que é especialista na área, mas não tem ligação direta com o condomínio.
Síndico morador: vantagens e desvantagens
Qualquer morador que tiver interesse, desde que seja proprietário e adimplente, pode se candidatar ao cargo de síndico, sendo comum fazer a candidatura com antecedência para que os demais moradores possam ter tempo para decidir o voto.
O principal benefício de ter um síndico morador é o custo menor em comparação ao síndico profissional, que é contratado.
Por também residir no condomínio, este administrador tende a ter maior conhecimento sobre o cotidiano daquele condomínio em específico e, assim como os outros condôminos, também irá usufruir dos resultados de uma gestão eficiente.
Entretanto, problemas pessoais ou desavenças com outros moradores podem influenciar na tomada de decisões equilibradas, sendo essa a principal desvantagem. Além disso, muitos síndicos moradores possuem formações diferentes das de síndico/administrador, o que pode eventualmente complicar as tomadas de decisão, especialmente quando a administradora não é tão presente.
Síndico profissional: vantagens e desvantagens
Quando os moradores optam por contratar um síndico profissional ou uma administradora de condomínios – como a Umuarama – a principal vantagem é contar com profissionais especializados na área, com experiência e formação profissional para fazer a gestão do condomínio.
Além disso, o profissional está preparado para lidar com os problemas do condomínio e não envolverá o lado pessoal, pois não possui ligação com os condôminos, atuando com maior imparcialidade.
A desvantagem ao optar pela contratação é o valor que, normalmente, é mais alto que o valor recebido pelo síndico morador, seja via isenção ou mesmo por meio de uma remuneração combinada.
Como acompanhar o trabalho do síndico?
É comum os condomínios terem um grupo de moradores, eleitos em assembleia, que compõem o conselho fiscal, que tem como objetivo realizar a fiscalização anual das contas do síndico morador ou profissional.
Por ser mais difícil fazer uma fiscalização diária do trabalho do síndico, alguns condomínios optam por ter um sistema eletrônico interno para facilitar a comunicação entre os colaboradores e condôminos, e auxiliar no cálculo de contas e resolução de conflitos.
De qualquer forma, fiscalizar o trabalho desempenhado pelo gestor é essencial para manter o bom funcionamento e bem-estar do condomínio e condôminos.
Para optar por um síndico profissional ou por um síndico morador, é preciso entender qual perfil mais se encaixa ao condomínio. Mas, se você não sabe como melhorar a gestão condominial, conte com a equipe de Umuarama para fazer um upgrade no seu condomínio.
Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.