Saber identificar quais são os cargos e funções do síndico e dos prestadores de serviços, é fundamental para o bom funcionamento do condomínio. Com diversos funcionários, é natural que os moradores, e até mesmo os colaboradores, confundam as responsabilidades de cada cargo no ambiente condominial.
Como forma de estipular as tarefas atribuídas a cada cargo do condomínio, os sindicatos de empregados de edifícios entregam, anualmente, ao Ministério do Trabalho, a Convenção Coletiva de Trabalho.
Além de definir as responsabilidades dos prestadores de serviços, no documento também é registrado questões trabalhistas do setor, como piso salarial e benefícios.
Para que não restem mais dúvidas, no artigo de hoje, listamos os cargos e funções mais comuns em condomínios.
Quais são os cargos e funções mais comuns em um condomínio?
Anos atrás, todos os funcionários de condomínios residenciais eram considerados empregados domésticos. A partir de 1956, quando a Lei Federal 2.2757/56 foi alterada, os cargos de ambiente condominial passaram a ser protegidos pela legislação trabalhista.
Síndico
O síndico é o principal gestor do condomínio. Ele é o representante legal, ou seja, é responsável civil, trabalhista e penal. Administra o funcionamento do condomínio e coordena as demais funções e cargos. Os moradores podem optar por eleger um morador ao cargo ou contratar um síndico profissional.
Subsíndico
O cargo de subsíndico não é obrigatório, mas é uma função bastante comum na maioria dos condomínios. Em condomínios grandes, com vários blocos, é possível eleger um representante para cada prédio. A nomeação do subsíndico ocorre apenas por meio de uma assembleia geral.
Dentro da função, cabe ao subsíndico auxiliar nas questões administrativas e funcionais do condomínio. Em caso de ausência do síndico, o subsíndico assume a gestão condominial e pode convocar uma assembleia para eleger o novo representante.
Zelador
O zelador garante a organização do condomínio no dia a dia e verifica se as condições gerais das instalações estão funcionando. Entre as principais funções, o zelador deve fiscalizar e realizar a manutenção das áreas comuns. O cargo também permite a coordenação da equipe de limpeza e segurança, por exemplo.
Serviços gerais
Geralmente, o auxiliar de serviços gerais é encarregado das manutenções periódicas. Ele identifica problemas como goteiras, infiltrações e reparos que precisam ser feitos dentro do condomínio. Por ser um cargo com atividades amplas, o condomínio deve garantir que não haja o acúmulo de funções.
Caso o auxiliar também tenha como função a limpeza do condomínio, a tarefa dupla deve ser registrada na carteira de trabalho. Dessa forma, a gestão condominial evita a chance de ocorrer futuros problemas judiciais.
Porteiro
O porteiro é o funcionário responsável por cadastrar os visitantes e prestadores de serviços que entram no condomínio e confirmar com condômino a autorização para entrada. Além disso, ele também recebe as correspondências dos moradores e observa se há falhas de segurança.
Vigias
A contratação desses funcionários é uma forma de reforçar a segurança dos moradores e da propriedade. São mais comuns em condomínios residenciais grandes, em que realizam rondas pelo condomínio para garantir a segurança.
Quais as funções de uma administradora de condomínios?
A função de uma administradora de condomínios pode ser confundida com a função do síndico, mas, na verdade, a administradora é encarregada de auxiliar o gestor condominial nas áreas: trabalhista, financeira, jurídica, fiscal e de recursos humanos.
A administradora faz com que a gestão condominial seja mais transparente. Entre as principais funções, cabe à administradora:
- Gerenciar as finanças, realizando pagamentos e efetuando cobranças;
- Emitir boletos e recibos;
- Acompanhar obrigações legais do condomínio;
- Auxiliar na contratação e demissão de funcionários.
Agora você já conhece os principais cargos e funções em um condomínio. Contratar uma administradora de condomínios pode ser a solução que você estava buscando. Aqui na Umuarama, estamos sempre prontos para te ajudar.
Para saber mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no Instagram, Facebook e Linkedin.