O conceito de casa inteligente ou casa conectada pode ser traduzido por imóveis com um alto nível de automação e dispositivos conectados à internet que se comunicam entre si, isso possibilita executar funções de forma remota ou através de comando de voz. Com a premissa de transformar os ambientes em lugares mais fáceis, seguros e confortáveis de serem utilizados.
Montar um imóvel inteligente e automatizado é uma facilidade que reduz o tempo de algumas tarefas e acaba tornando a vida de seus moradores cada vez mais práticas e simples tarefas do dia a dia, como acender uma luz ou abrir uma cortina podem ser realizadas através de um comando de voz.
Como montar uma casa inteligente?
Cada vez mais comum com o passar dos anos, o conceito de casa conectada tem recebido cada vez mais adeptos e é um mercado muito aquecido.
Existem duas maneiras de transformar seu imóvel e deixá-lo cada vez mais conectado, contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço ou arregaçar as mangas e botar a mão na massa, fazendo tudo na velocidade que você e seu orçamento permitirem.
Motivos para investir em automação residencial
Hoje em dia o conceito de que casa inteligente é sinônimo de luxo ou até mesmo coisa de filme de ficção científica já não faz mais sentido.
Apesar de repercutir pouco na mídia, o conceito smart home é um mercado com potencial enorme de crescimento e vem cada vez mais despertando o interesse de muitas pessoas e empresas no Brasil e no resto do mundo.
Para que você possa considerar de uma vez por todas a possibilidade de entrar nessa onde e começar a realizar modificações em seu imóvel listamos alguns principais motivos para você investir em automação residencial:
Economia de energia: Ao contrário do que muita gente imagina, uma casa conectada permite obter uma economia de energia, uma vez que é mais fácil ligar e desligar equipamentos quando houver a necessidade.
Controle: Mesmo que você não esteja fisicamente presente no ambiente é possível controlá-lo, se tornando uma facilidade desde o acionamento ou desligamento de um equipamento.
Segurança: Uma smart home conta com sistemas que garantem ainda mais segurança com alarme e sensores de movimento e até mesmo de calor, garantindo que a casa fique monitorada e segura no período que o morador estiver fora de casa.
Conveniência: Com uma casa inteligente também é possível programar a máquina de lavar louças ou até mesmo o aspirador no período em que o morador estiver fora de casa. Alguns sistemas já possuem a tecnologia que climatiza o ambiente, ligando o ar condicionado para que o clima esteja agradável para receber o morador.
Comece aos poucos
Você pode iniciar as mudanças devagar, inicie por um cômodo e aos poucos você terá uma casa toda conectada.
É mais fácil começar pela sala, pois é o ambiente mais fácil de configurar e com mais quantidade de dispositivos que podem ser conectados, o que auxiliará nas demais escolhas tecnológicas que existem no mercado, feito isso é hora de partir para os demais cômodos de cada residência.
Para continuar sabendo mais imóveis e administração condominial, continue acompanhando nosso blog e nos siga no Facebook e Instagram.