Quais regras podem ser aplicadas em condomínios com o aumento das medidas restritivas contra o Covid-19?

Confira as principais normas que condomínios podem adotar durante as fases emergenciais

Quais regras podem ser aplicadas em condomínios com o aumento das medidas restritivas contra o Covid-19?

O endurecimento de medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 teve início em diversos estados no Brasil. Nesse momento, em que a maioria das pessoas estão em casa, é essencial garantir a saúde e bem-estar dos condôminos.

 

Ao longo da pandemia, a rotina de condomínios residenciais foi afetada e passou por várias alterações. Desde o fechamento dos espaços públicos até a reabertura gradual das áreas comuns, síndicos estão se adaptando para manter estável a vida condominial.

 

Os regulamentos dos condomínios não são vinculados aos decretos estaduais, mas algumas regras gerais implantadas nos estados também podem ser aplicadas em condomínios, de forma a assegurar maiores cuidados entre os moradores.

 

Na matéria de hoje, listamos as principais recomendações e medidas restritivas que os síndicos podem adotar para garantir a organização, funcionamento e segurança do condomínio.

 

Como funcionam as medidas restritivas contra o Covid-19?

 

As medidas restritivas têm como principal objetivo conter o agravamento da disseminação do coronavírus e garantir a saúde da população. Essas medidas restritivas são uma série de regras criadas para prevenir o contágio rápido da doença.

 

No primeiro ano de pandemia de Covid-19, diversas medidas foram adotadas, mas de acordo com o avanço ou retrocesso da disseminação do vírus, ocorreu uma flexibilização das restrições.

 

De forma geral, essa série de orientações, cuidados e exigências do governo ajudam e simplificam a organização condominial a se adequarem a durante esse período de restrição.

 

Segurança sanitária dos condôminos e funcionários nas áreas comuns

 

Quaisquer protocolos ou medidas restritivas de prevenção que o condomínio decida adotar deve ser seguido por todos que circulam nas áreas comuns. Cada condomínio residencial pode implantar as próprias regras.

 

O síndico pode decidir se algumas áreas, como academia e parquinho, serão liberadas com agendamento e revezamento para evitar aglomerações, mas independentemente do protocolo adotado, os moradores precisam seguir as regras.

 

Caso esse tipo de organização não funcione ou não atenda a todos os residentes, a melhor opção é decidir em assembleia o que pode ser feito até que seja possível uma maior flexibilização das medidas.

 

Encomendas na portaria

Como grande parte dos moradores estão o dia inteiro dentro do condomínio, é normal que o número de entregas seja elevado. Pode ser feito um acordo com os condôminos para que não haja um acúmulo de encomendas na portaria.

 

Uso de máscara no condomínio

 

Sempre que sair de casa, no elevador, áreas comuns e garagem é fundamental que os moradores usem máscara. O acessório é comprovadamente a maior proteção para evitar o contágio pela Covid-19.

 

Além disso, fracos de álcool em gel podem ser distribuídos em pontos estratégicos do condomínio para garantir maior higienização das mãos.

 

Grande quantidade de moradores

Quais regras podem ser aplicadas em condomínios com o aumento das medidas restritivas contra o Covid-19

 

Os moradores de condomínios devem considerar que há um coletivo vivendo no mesmo ambiente. Adultos estão em home office, crianças em aula, animais domésticos, visitas e barulho de obras, muita coisa acontece ao mesmo tempo.

 

A pandemia é uma situação atípica que ninguém vivenciou antes.

 

Visitas e obras podem ser evitadas ou adiadas. Mas há situações em que mudanças não podem ser feitas. Nesse momento, é preciso recorrer ao bom senso para manter uma relação harmônica entre vizinhos do condomínio.

 

Se o seu condomínio enfrenta problemas para lidar com a pandemia, uma ótima opção é contratar uma administradora de condomínios para oferecer melhorias na organização.

 

Aqui na Umuarama você pode solicitar um orçamento, e de acordo com a sua necessidade, vamos proporcionar a melhor solução.

 

Para saber mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no Instagram e Facebook.

 

Comentários

Prezados clientes, a Umuarama está empenhada em auxiliar o dia-a-dia dos nossos condomínios e contribuir para o coletivo no sentido de retardar a disseminação e adotar as melhores práticas possíveis. Por favor, consultem nossas orientações no link desta imagem. Quaisquer dúvidas, permanecemos à disposição. Att, Diretoria. Umuarama Imóveis. Coronavírus COVID-19.