Todos já sabem, ou imaginam, que grandes condomínios movimentam muito dinheiro. Em meio a tantos recursos é preciso tomar medidas para evitar desvios, fraudes, superfaturamentos, e outros descuidos.
Ao longo deste artigo vamos explicar melhor sobre um processo que auxilia na prevenção desses problemas que podem surgir na gestão do condomínio: a auditoria condominial.
O que é uma auditoria?
Bom, antes de entrarmos no quesito condominial vamos falar sobre a auditoria em si. Você sabe o que é e como ela funciona? Caso ainda não saiba, não se preocupe, continue conosco que te explicaremos!
A auditoria é uma análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa (no nosso caso, por um condomínio), cujo objetivo é apurar se todas as ações praticadas estão dentro do planejado e seguindo as normas estabelecidas pelo governo.
No processo de auditoria, com o auxílio de recursos tecnológicos, o auditor faz um compilado de todas as informações colhidas durante aquela análise/investigação, que se transformará em um relatório, conhecido como “parecer de auditoria”.
Existem dois tipos de auditoria:
- Auditoria preventiva: Análise periódica que visa identificar possíveis fraudes de forma mais ágil e dinâmica.
- Auditoria investigativa: Normalmente feita após algum acontecimento que gerou desconfiança no contratante. Tem como objetivo analisar todas as movimentações financeiras feitas dentro de um espaço de tempo.
Como funciona a auditoria condominial?
A auditoria condominial vai analisar se está tudo certo com as documentações e a com a parte financeira do condomínio. Alguns exemplos de itens analisados durante uma auditoria condominial, são:
- Se as certidões do condomínio estão regularizadas;
- Se todos os impostos/guias foram pagos de maneira correta;
- Se os gastos estão de acordo com os aprovados nas assembleias;
- Se as cobranças estão sendo realizadas corretamente (de acordo com a fração ideal por unidade);
- Validação dos saldos e extratos bancários (confirmação, ou não, de que os valores estão de acordo com os alegados);
- Verificar a existência, ou não, do condomínio em cadastro de maus pagadores, como o Serasa, por exemplo;
- Constatar se os prestadores de serviço estão cumprindo corretamente os contratos;
- Verificar a existência de demandas judiciais.
É sempre bom ressaltar que, se a auditoria for preventiva, ela é feita no condomínio com uma certa frequência, podendo ser mensal, trimestral, semestral etc.
Caso seja investigativa, ocorre de maneira mais esporádica, de acordo com a necessidade da gestão daquele condomínio.
Quem pode fazer a auditoria?
Segundo os decretos 25 e 26 do DL 9295/46, apenas contadores e economistas formados podem realizar auditorias, e tanto a empresa quanto o contador contratados devem ter seus registros no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
É importante que os responsáveis da auditoria não tenham vínculos com a gestão do condomínio, afinal eles terão seus trabalhos investigados. Assim, é possível garantir que esse procedimento seja feito sem interferência/conflito de interesses.
Outro pré-requisito para a auditoria é que ela seja pautada pela Norma Brasileira de Asseguração Contábil, emitida pelo CFC e pelo IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
Quanto custa uma auditoria condominial?
Normalmente, a auditoria será cobrada conforme o tamanho do condomínio, ou seja, vai depender do número de unidades que ele possui.
A auditoria preventiva costuma ser mais barata que a investigativa. Devido à urgência dos casos investigativos, que demandam uma dedicação maior em um menor espaço de tempo.
E aí, já pensou se vai propor uma auditoria no seu condomínio? Lembre-se, o principal benefício da auditoria condominial, além de ser uma grande aliada para a boa gestão, é garantir a transparência entre os gestores do condomínio e seus colaboradores.
Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com as demandas do seu condomínio? Entre em contato com a gente! Aqui na Umuarama estamos sempre prontos para te auxiliar.
Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.