Qual a função de uma auditoria no condomínio?

Qual a função de uma auditoria no condomínio?

Todos já sabem, ou imaginam, que grandes condomínios movimentam muito dinheiro. Em meio a tantos recursos é preciso tomar medidas para evitar desvios, fraudes, superfaturamentos, e outros descuidos.

Ao longo deste artigo vamos explicar melhor sobre um processo que auxilia na prevenção desses problemas que podem surgir na gestão do condomínio: a auditoria condominial.

O que é uma auditoria?

Bom, antes de entrarmos no quesito condominial vamos falar sobre a auditoria em si. Você sabe o que é e como ela funciona? Caso ainda não saiba, não se preocupe, continue conosco que te explicaremos!

A auditoria é uma análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa (no nosso caso, por um condomínio), cujo objetivo é apurar se todas as ações praticadas estão dentro do planejado e seguindo as normas estabelecidas pelo governo.

Auditoria: Mulher analisando dados contidos em papéis.

No processo de auditoria, com o auxílio de recursos tecnológicos, o auditor faz um compilado de todas as informações colhidas durante aquela análise/investigação, que se transformará em um relatório, conhecido como “parecer de auditoria”. 

Existem dois tipos de auditoria:

  • Auditoria preventiva: Análise periódica que visa identificar possíveis fraudes de forma mais ágil e dinâmica. 
  • Auditoria investigativa: Normalmente feita após algum acontecimento que gerou desconfiança no contratante. Tem como objetivo analisar todas as movimentações financeiras feitas dentro de um espaço de tempo. 

Como funciona a auditoria condominial?

A auditoria condominial vai analisar se está tudo certo com as documentações e a com a parte financeira do condomínio. Alguns exemplos de itens analisados durante uma auditoria condominial, são: 

  1. Se as certidões do condomínio estão regularizadas;
  2. Se todos os impostos/guias foram pagos de maneira correta;
  3. Se os gastos estão de acordo com os aprovados nas assembleias;
  4. Se as cobranças estão sendo realizadas corretamente (de acordo com a fração ideal por unidade);
  5. Validação dos saldos e extratos bancários (confirmação, ou não, de que os valores estão de acordo com os alegados); 
  6. Verificar a existência, ou não, do condomínio em cadastro de maus pagadores, como o Serasa, por exemplo;
  7. Constatar se os prestadores de serviço estão cumprindo corretamente os contratos;
  8. Verificar a existência de demandas judiciais.

Auditoria: Pessoa fazendo auditoria preventiva no condomínio

É sempre bom ressaltar que, se a auditoria for preventiva, ela é feita no condomínio com uma certa frequência, podendo ser mensal, trimestral, semestral etc.

Caso seja investigativa, ocorre de maneira mais esporádica, de acordo com a necessidade da gestão daquele condomínio.

Quem pode fazer a auditoria?

Segundo os decretos 25 e 26 do DL 9295/46, apenas contadores e economistas formados podem realizar auditorias, e tanto a empresa quanto o contador contratados devem ter seus registros no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

É importante que os responsáveis da auditoria não tenham vínculos com a gestão do condomínio, afinal eles terão seus trabalhos investigados. Assim, é possível garantir que esse procedimento seja feito sem interferência/conflito de interesses.

Outro pré-requisito para a auditoria é que ela seja pautada pela Norma Brasileira de Asseguração Contábil, emitida pelo CFC e pelo IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). 

Auditoria: Dupla no escritório analisando dados.

Quanto custa uma auditoria condominial?

Normalmente, a auditoria será cobrada conforme o tamanho do condomínio, ou seja, vai depender do número de unidades que ele possui.

A auditoria preventiva costuma ser mais barata que a investigativa. Devido à urgência dos casos investigativos, que demandam uma dedicação maior em um menor espaço de tempo. 

Auditoria: Valores

E aí, já pensou se vai propor uma auditoria no seu condomínio? Lembre-se, o principal benefício da auditoria condominial, além de ser uma grande aliada para a boa gestão, é garantir a transparência entre os gestores do condomínio e seus colaboradores.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com as demandas do seu condomínio? Entre em contato com a gente! Aqui na Umuarama estamos sempre prontos para te auxiliar.

Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito