Qual a função de uma auditoria no condomínio?

Qual a função de uma auditoria no condomínio?

Todos já sabem, ou imaginam, que grandes condomínios movimentam muito dinheiro. Em meio a tantos recursos é preciso tomar medidas para evitar desvios, fraudes, superfaturamentos, e outros descuidos.

Ao longo deste artigo vamos explicar melhor sobre um processo que auxilia na prevenção desses problemas que podem surgir na gestão do condomínio: a auditoria condominial.

O que é uma auditoria?

Bom, antes de entrarmos no quesito condominial vamos falar sobre a auditoria em si. Você sabe o que é e como ela funciona? Caso ainda não saiba, não se preocupe, continue conosco que te explicaremos!

A auditoria é uma análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa (no nosso caso, por um condomínio), cujo objetivo é apurar se todas as ações praticadas estão dentro do planejado e seguindo as normas estabelecidas pelo governo.

Auditoria: Mulher analisando dados contidos em papéis.

No processo de auditoria, com o auxílio de recursos tecnológicos, o auditor faz um compilado de todas as informações colhidas durante aquela análise/investigação, que se transformará em um relatório, conhecido como “parecer de auditoria”. 

Existem dois tipos de auditoria:

  • Auditoria preventiva: Análise periódica que visa identificar possíveis fraudes de forma mais ágil e dinâmica. 
  • Auditoria investigativa: Normalmente feita após algum acontecimento que gerou desconfiança no contratante. Tem como objetivo analisar todas as movimentações financeiras feitas dentro de um espaço de tempo. 

Como funciona a auditoria condominial?

A auditoria condominial vai analisar se está tudo certo com as documentações e a com a parte financeira do condomínio. Alguns exemplos de itens analisados durante uma auditoria condominial, são: 

  1. Se as certidões do condomínio estão regularizadas;
  2. Se todos os impostos/guias foram pagos de maneira correta;
  3. Se os gastos estão de acordo com os aprovados nas assembleias;
  4. Se as cobranças estão sendo realizadas corretamente (de acordo com a fração ideal por unidade);
  5. Validação dos saldos e extratos bancários (confirmação, ou não, de que os valores estão de acordo com os alegados); 
  6. Verificar a existência, ou não, do condomínio em cadastro de maus pagadores, como o Serasa, por exemplo;
  7. Constatar se os prestadores de serviço estão cumprindo corretamente os contratos;
  8. Verificar a existência de demandas judiciais.

Auditoria: Pessoa fazendo auditoria preventiva no condomínio

É sempre bom ressaltar que, se a auditoria for preventiva, ela é feita no condomínio com uma certa frequência, podendo ser mensal, trimestral, semestral etc.

Caso seja investigativa, ocorre de maneira mais esporádica, de acordo com a necessidade da gestão daquele condomínio.

Quem pode fazer a auditoria?

Segundo os decretos 25 e 26 do DL 9295/46, apenas contadores e economistas formados podem realizar auditorias, e tanto a empresa quanto o contador contratados devem ter seus registros no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

É importante que os responsáveis da auditoria não tenham vínculos com a gestão do condomínio, afinal eles terão seus trabalhos investigados. Assim, é possível garantir que esse procedimento seja feito sem interferência/conflito de interesses.

Outro pré-requisito para a auditoria é que ela seja pautada pela Norma Brasileira de Asseguração Contábil, emitida pelo CFC e pelo IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil). 

Auditoria: Dupla no escritório analisando dados.

Quanto custa uma auditoria condominial?

Normalmente, a auditoria será cobrada conforme o tamanho do condomínio, ou seja, vai depender do número de unidades que ele possui.

A auditoria preventiva costuma ser mais barata que a investigativa. Devido à urgência dos casos investigativos, que demandam uma dedicação maior em um menor espaço de tempo. 

Auditoria: Valores

E aí, já pensou se vai propor uma auditoria no seu condomínio? Lembre-se, o principal benefício da auditoria condominial, além de ser uma grande aliada para a boa gestão, é garantir a transparência entre os gestores do condomínio e seus colaboradores.

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com as demandas do seu condomínio? Entre em contato com a gente! Aqui na Umuarama estamos sempre prontos para te auxiliar.

Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Evite cair em fraudes, siga nossas orientações!