Garagem do condomínio: 5 dicas importantes

Garagem do condomínio: 5 dicas importantes

Veículos mal estacionados, furtos, carros e motos danificados e disputas pelas melhores vagas são alguns dos problemas que podem gerar discussões e dúvidas quando o assunto é a garagem do condomínio.

Ao longo deste artigo, explicaremos melhor quais são e como devem ser estabelecidas as regras da garagem do condomínio, e claro, a importância de deixá-las ao alcance do conhecimento de todos. 

Como funcionam as regras da garagem do condomínio?

Primeiramente, é extremamente importante que as regras condominiais em relação ao uso das garagens, assim como as demais, sejam bem planejadas, práticas e claras. 

Parte do carro estacionado na garagem do condomínio

Para garantir que elas sejam respeitadas, essas regras devem ser divulgadas periodicamente, e, claro, devem estar na Convenção e no Regimento Interno do Condomínio. 

Com base no artigo  1.336, IV do Código Civil, toda padronização ou convenção do condomínio deve levar em consideração o uso das garagens, determinando quais são os deveres dos condôminos e a forma correta de utilização das áreas comuns.

De quem é a garagem do condomínio?

É importante sabermos que as vagas de garagem, independentemente se coletivas ou rotativas, são consideradas áreas de propriedade comum de uso privativo. Ou seja, é sim uma área comum, mas de uso exclusivo do morador. 

Ainda está um pouco confuso? Vamos simplificar: nenhum morador será dono da garagem, ele apenas terá o direito de usá-la, respeitando sempre as normas estabelecidas pelo condomínio, afinal, mesmo vagas privativas devem seguir as regras condominiais.

Imagem da garagem do condomínio

5 regras importantes para serem seguidas:

 

Com base no tópico anterior, muito se engana quem pensa que o proprietário do imóvel pode fazer o que bem-quiser com a sua vaga e/ou durante a circulação na garagem. 

Separamos algumas regras de convivência para você, gestor, implementar nessa área, confira:

 

  • Velocidade permitida

Estabelecer um limite máximo de velocidade para o trajeto do portão até a garagem é muito importante para evitar acidentes e até mesmo confusões. Normalmente, os gestores estabelecem a velocidade máxima no pátio do condomínio de até 10 km/h. 

 

  • Crianças na garagem

Deve ser proibido brincadeiras e uso de brinquedos como bicicletas, patins, skates e coisas do tipo na garagem do condomínio. Brincadeiras nessa área são grandes riscos de acidentes para as crianças (e até mesmo para os adultos). Lembre-se: crianças nessa área só acompanhada de um responsável.

 

  • Vagas especiais

Mesmo não sendo obrigatório, é interessante que os condomínios tenham em suas garagens vagas especiais para idosos e portadores de deficiência física, com adaptações como espaços maiores e acessos mais fáceis aos elevadores de entrada para os prédios. 

Corredor da garagem do condomínio

  • Uso da vaga

Desde que não ultrapasse o espaço da vaga a que tem direito, é plausível que o morador deixe móveis e caixas na garagem enquanto faz a sua mudança. Porém, nada de permitir que utilizem a garagem para armazenamento permanente destes móveis/ utensílios.

 

  • Venda ou aluguel de vagas

Conforme a Lei Federal Nº 12.607, o aluguel ou venda da vaga de garagem para não moradores do condomínio é proibida. Mas, estando de acordo com as regras do Regime Interno, o condômino que não estiver utilizando pode alugar/vender a sua vaga de direito para outro morador.

 

E aí, gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Lembre-se, se precisar de ajuda com as demandas do seu condomínio, entre em contato com a gente! Aqui na Umuarama estamos prontos para te auxiliar.

 

Para mais dicas sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Recentemente, identificamos um aumento no número de casos de fraudes envolvendo boletos de pagamento de condomínios.   Para garantir a segurança das suas transações financeiras, recomendamos que tome as seguintes medidas:  Verificação detalhada: ao receber qualquer boleto de pagamento, verifique cuidadosamente os dados presentes no documento. Certifique-se de que todas as informações, como valor, data de vencimento e dados do beneficiário, estejam corretas. No caso do beneficiário, o favorecido sempre será ou a Umuarama Adm de Condomínios (30.505.694/0001.80) ou o nome de seu condomínio.  Além disso, ao digitar o código de barras, confira se as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento. Canais oficiais: utilize apenas os canais oficiais de comunicação da nossa empresa para obter informações sobre seus pagamentos. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Segurança digital: mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus e softwares de segurança. Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou em redes Wi-Fi não seguras. Verifique o banco: o banco  parceiro da Umuarama é o Itaú. Qualquer boleto com marca d'água de outra instituição bancária não está correto, portanto não deve ser pago.  Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco imediatamente.  Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir a segurança nas suas transações conosco pelo email umuarama@umuaramaimoveis.com.br.