A administradora de condomínios é responsável por realizar os serviços administrativos de um condomínio, cuidando de detalhes importantes do cotidiano dos moradores. Saber as tarefas de uma administradora de condomínios pode fazer com que o síndico economize tempo e também dinheiro na hora de decidir em contratar uma empresa para fazer gestão de seu empreendimento.
Uma boa administradora de condomínios pode ser considerada o braço direito do síndico, sendo responsável por tarefas burocráticas que envolvem a administração condominial. Entre suas tarefas estão a gestão de toda a parte administrativa, de recursos humanos e financeira.
Também está no escopo dos trabalhos a gestão da parte burocrática, para que o síndico consiga trabalhar de maneira mais eficiente em outras questões do dia a dia.
Veja a lista com algumas das principais tarefas de uma administradora de condomínios:
- Gestão Tributária;
- Contas a pagar e contas a receber
- Cobranças
- Gerenciar todos os arquivos, documentos, atas, registros em cartório relacionados ao condomínio;
- Pesquisar orçamentos para obras bem como atender os fornecedores;
- Redigir cartas, circulares, editais de convocação e atas;
- Manutenção de todos os equipamentos de segurança segundo as normas estabelecidas pela ABNT;
- Gerenciar todos os contratos de serviços terceirizados;
- Recrutar, selecionar e treinar os funcionários contratados;
- Assessoria jurídica em questões tributárias, fiscais e trabalhistas.
Tipos de gestão de tarefas de uma administradora de condomínios:
Ao fechar contrato com uma administradora de condomínio, além de conferir os valores, é preciso compreender os tipos de gestão de tarefas que são oferecidos. Cada empresa pode entregar um diferente leque de opções para gestão condominial.
Gestão completa de tarefas :
É quando a administradora de condomínios é responsável pelo gerenciamento administrativo total, desde a realização de simples assembleias de condomínio até questões mais sérias como assessoria em questões de obras, compras, tributária, fiscal e de recursos humanos.
Nesses casos, o papel do síndico é apenas fiscalizar o andamento das tarefas realizadas pela administradora do condomínio.
Cogestão de tarefas:
Nesses casos, a maioria das atividades administrativas são realizadas internamente, pelo próprio síndico ou funcionários.
Porém, a ajuda externa vem para colaborar na execução das partes burocráticas, como folha de pagamento, emissão de boletos e pagamento de encargos e cobranças.
Se o seu condomínio está precisando de melhorias na gestão, pode ser uma boa hora de buscar uma administradora de condomínios e colocar tudo em ordem.
Aqui na Umuarama você pode abrir a sua situação e receber um orçamento que contribua para a realidade do seu condomínio, proporcionando melhorias na organização, acompanhamento das questões financeiras e atendimento da melhor qualidade.
Para continuar acompanhando mais dicas sobre administração condominial, continue de olho no nosso blog e nos acompanhando no Instagram e Facebook.