8 técnicas que um síndico deve usar na resolução de conflitos

Nesse post você verá 8 técnicas de resolução de conflitos que todo síndico deve saber para melhorar a convivência no condomínio.

8 técnicas que um síndico deve usar na resolução de conflitos

Todo síndico, por característica de sua ocupação, está inserido em uma posição de liderança. Quando se está nessa posição é muito importante possuir habilidades para resolução de conflitos

Um síndico tem que lidar com diversos tipos de problemas, bem como pessoas de diferentes perfis sociais, econômicos e condições de saúde. Devido a esse fato, é importantíssimo que ele possua algumas habilidades para manter a boa convivência entre os condôminos, se utilizando de diferentes técnicas para a resolução dos diversos conflitos que ocorrem no dia a dia.  

Nesse texto selecionamos as 8 habilidades que o síndico deve utilizar, para trazer harmonia e paz para o seu condomínio, quando eclodir um conflito. 

8 Habilidades para a Resolução de Conflitos

 

1. Escutar

Com certeza este é o primeiro passo para uma boa mediação. É essencial fazer reuniões com as diferentes partes individualmente, com o objetivo de deixá-las mais à vontade e calmas. Isso permite entender mais sobre a questão que causou o conflito. 

Vestir a carapuça de bom ouvinte não só tranquiliza as partes, como também lhe dá a oportunidade de entender melhor as causas do conflito.

2. Neutralidade

Claro que cada parte do conflito, inevitavelmente, irá tentar puxar o síndico para o seu lado. É importante, nesse momento, que o síndico mostre-se solícito e interessado no que as partes têm a dizer. Porém sem nenhum tipo de julgamento ou preconceito, se mostrando neutro e sem expressar emoções durante a conversa.

3. Boa comunicação

A maneira de como você se comunica, através da linguagem corporal e verbal, auxilia na diminuição das tensões. É importante que o síndico sempre se expresse de maneira cordial e respeitosa. Isso é a chave para ganhar a confiança das partes durante a resolução de conflitos. Elas entenderão de que estão lidando com um profissional, calmo e interessado em resolver o problema.

4. Mostre-se acessível e interessado

Se mostrar sempre disponível e acessível cria uma confiança nos condomínios, mostrando que você é realmente a pessoa certa para ajudá-las nesse momento. Isso vai estimulando e doutrinando as pessoas de que você é a melhor forma para a resolução de conflitos, evitando brigas e vias de fato. 

5. Tenha uma boa equipe e quando precisar peça auxílio

Com certeza o segredo de um bom síndico é ter uma equipe comprometida e de confiança. Isso permite uma segunda ou terceira opinião, que serão extremamente valiosas para o processo de resolução de conflitos.

Talvez alguém da equipe já tenha passado por uma  situação semelhante em outro momento e certamente poderá contribuir para apontar caminhos que facilitem a resolução e um acordo entre as partes.

6. Negociação 

Se o síndico chegou nessa etapa significa que o pior já passou, porém esse momento é o mais importante e crucial para o desfecho do conflito. A questão aqui não é dar razão para um lado ou outro, mas buscar um entendimento que normalize a convivência e viabilize a harmonia entre as partes da melhor maneira. É primordial deixar bem claro para as partes, que uma possível ação judicial será uma solução desgastante, onerosa e demorada.

7. Tenha um entendimento do estatuto do condomínio

É importante ter em mãos as normas do condomínio, pois elas que irão orientar todos os envolvidos de quais serão as possibilidades de resolução. O amparo das regras que regem o condomínio será um grande aliado. Uma vez constatado o que de fato aconteceu, será o estatuto que definirá quem está certo ou errado.

8. Documente tudo

Documentar é uma etapa importante, pois lições serão aprendidas durante o processo. Documentar também irá garantir um melhor entendimentos nas próximas vezes que tiver um conflito. 

Outro ponto importante de documentar é que isso pode ser consultado, utilizado por outras pessoas da equipe e fica como um registro caso uma das partes alegue que isso não ficou resolvido.

A Umuarama 

O cuidado com o atendimento é uma constante na Umuarama Imóveis desde a sua fundação, em 1954. Hoje, somos reconhecidos pela capacidade em auxiliar na gestão de conflitos, prestar um atendimento personalizado e construir laços duradouros com nossos clientes.

Na Umuarama, você é atendido por quem dirige a empresa. E acreditamos que esse é um importante diferencial em um setor onde confiança e credibilidade são fundamentais para nossos parceiros.

O que achou das nossas dicas de resolução de conflitos? Fique ligado e acesse nosso blog, serão matérias quinzenais para você aumentar o seu conhecimento.

Até a próxima matéria!

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