Você sabe qual é o significado da palavra condomínio? Com origem do latim Condominium, ela significa domínio em conjunto ou copropriedade. Ou seja, é quando duas ou mais pessoas, em conjunto, possuem o domínio sobre determinado bem ou imóvel.
De acordo com os órgãos legislativos que regulamentam o assunto, cabe a cada um dos co-proprietários que eles tenham partes iguais, com os mesmos direitos e deveres.
Mas você sabe quais são os tipos de condomínio existentes? Confira ao decorrer deste artigo.
Qual a diferença entre os tipos de condomínio?
Quando o assunto é tipos de condomínios os primeiros que aparecem são: condomínio edilício e condomínio geral. Apesar de poder concluir que o condomínio edilício é um dos tipos do condomínio geral, como diferenciá-los?
O condomínio edilício pode ser residencial, comercial e industrial. São imóveis que possuem partes exclusivas e partes de uso comum, como por exemplo: a parte interior de um apartamento (exclusiva) e a portaria (uso comum).
Nele, cada condômino é dono do seu apartamento e da sua porcentagem nas áreas comuns do condomínio, já exemplificadas neste artigo.
Já o condomínio geral se aplica a qualquer imóvel (residencial ou comercial) que possua dois ou mais proprietários, como lojas, apartamentos, salas, etc. Ele pode ter como origem o condomínio necessário ou o voluntário.
O condomínio necessário é formado de maneira obrigatória seguindo as determinações da lei. É o caso por exemplo de muros, paredes, cercas etc.
Já o condomínio voluntário é estabelecido pelos próprios integrantes, de forma que eles estabeleçam um acordo em decorrência de interesses em comum. Nesse caso podemos considerar a compra de um imóvel por um grupo de amigos, por exemplo.
Saiba a diferença entre condomínio residencial, comercial e misto:
- Condomínio residencial: utilizado somente para moradia.
- Condomínio comercial: utilizado para atividades de comércio ou indústria.
- Condomínio misto: junção dos dois tipos anteriores, e incorpora imóveis de moradia e residenciais na mesma área.
Como funciona o condomínio fechado?
O condomínio fechado é o que o proprietário adquire o imóvel já com os poderes sobre as suas partes, ou seja, com as responsabilidades sobre a área privativa e a sua fração da área comum.
Neste tipo, o acesso às áreas são controladas, pois as áreas que o compõem são de responsabilidade dos condôminos, portanto, eles devem arcar com as despesas mensais e é proibida a entrada de pessoas não autorizadas, conforme lei.
Como saber se o condomínio é horizontal ou vertical?
A definição de condomínios horizontais e verticais costumam gerar espanto ao serem explicadas. Isso porque, essa classificação leva em consideração o plano de separação da construção, ou seja:
O condomínio horizontal é o que os imóveis são distribuídos em andares, pois o plano que faz a divisão deles (o teto de um e chão do outro) fica de maneira horizontal.
E o que possui casas construídas lado a lado é considerado condomínio vertical, pois o plano que faz a separação (nesse caso os muros), está na vertical.
O que esperar dos condomínios para o futuro?
A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), é cada vez mais realidade na vida das pessoas e principalmente dentro de suas casas. É só uma questão de tempo para que ela domine a maioria dos condomínios.
Podemos esperar nos próximos anos, condomínios formados por casas inteligentes com tudo ao alcance das mãos; recursos mais acessíveis (como o uso da energia solar), por exemplo, e provavelmente, condôminos mais conscientes e bem informados.
Após saber um pouco mais sobre os tipos de condomínio, que tal contratar uma administradora para facilitar a sua vida? Aqui na Umuarama, estamos sempre preparados e prontos para te ajudar.
Para saber mais sobre administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no Instagram, Facebook e Linkedin.