Quais são os tipos de condomínio?

Quais são os tipos de condomínio?

Você sabe qual é o significado da palavra condomínio? Com origem do latim Condominium, ela significa domínio em conjunto ou copropriedade. Ou seja, é quando duas ou mais pessoas, em conjunto, possuem o domínio sobre determinado bem ou imóvel. 

De acordo com os órgãos legislativos que regulamentam o assunto, cabe a cada um dos co-proprietários que eles tenham partes iguais, com os mesmos direitos e deveres.

Mas você sabe quais são os tipos de condomínio existentes? Confira ao decorrer deste artigo.

 

Qual a diferença entre os tipos de condomínio?

 

Quando o assunto é tipos de condomínios os primeiros que aparecem são: condomínio edilício e condomínio geral. Apesar de poder concluir que o condomínio edilício é um dos tipos do condomínio geral, como diferenciá-los?

O condomínio edilício  pode ser residencial, comercial e industrial. São imóveis que possuem partes exclusivas e partes de uso comum, como por exemplo: a parte interior de um apartamento (exclusiva) e a portaria (uso comum).

Nele, cada condômino é dono do seu apartamento e da sua porcentagem nas áreas comuns do condomínio, já exemplificadas neste artigo.

 

Tipos de condomínio geral: como funciona?

 

Já o condomínio geral se aplica a qualquer imóvel (residencial ou comercial) que possua dois ou mais proprietários, como lojas, apartamentos, salas, etc. Ele pode ter como origem o condomínio necessário ou o voluntário

O condomínio necessário é formado de maneira obrigatória seguindo as determinações da lei. É o caso por exemplo de muros, paredes, cercas etc.

Já o condomínio voluntário é estabelecido pelos próprios integrantes, de forma que eles estabeleçam um acordo em decorrência de interesses em comum. Nesse caso podemos considerar a compra de um imóvel por um grupo de amigos, por exemplo.

 

Saiba a diferença entre condomínio residencial, comercial e misto:

 

  • Condomínio residencial: utilizado somente para moradia.
  • Condomínio comercial: utilizado para atividades de comércio ou indústria.
  • Condomínio misto: junção dos dois tipos anteriores, e incorpora imóveis de moradia e residenciais na mesma área.

Como funciona o condomínio fechado?

 

O condomínio fechado é o que o proprietário adquire o imóvel já com os poderes sobre as suas partes, ou seja, com as responsabilidades sobre a área privativa e a sua fração da área comum.

Neste tipo, o acesso às áreas são controladas, pois as áreas que o compõem são de responsabilidade dos condôminos, portanto, eles devem arcar com as despesas mensais e é proibida a entrada de pessoas não autorizadas, conforme lei.

 

Tipos de condomínio: vertical ou horizontal?

 

Como saber se o condomínio é horizontal ou vertical?

 

A definição de condomínios horizontais e verticais costumam gerar espanto ao serem explicadas. Isso porque, essa classificação leva em consideração o plano de separação da construção, ou seja:

O condomínio horizontal é o que os imóveis são distribuídos em andares, pois o plano que faz a divisão deles (o teto de um e chão do outro) fica de maneira horizontal.

E o que possui casas construídas lado a lado é considerado condomínio vertical, pois o plano que faz a separação (nesse caso os muros), está na vertical.

 

O que esperar dos condomínios para o futuro?

 

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), é cada vez mais realidade na vida das pessoas e principalmente dentro de suas casas. É só uma questão de tempo para que ela domine a maioria dos condomínios.

Podemos esperar nos próximos anos, condomínios formados por casas inteligentes com tudo ao alcance das mãos; recursos mais acessíveis (como  o uso da energia solar), por exemplo, e provavelmente, condôminos mais conscientes e bem informados.

 

Tipos de condomínio no futuro: o que esperar?

 

Após saber um pouco mais sobre os tipos de condomínio, que tal contratar uma administradora para facilitar a sua vida? Aqui na Umuarama, estamos sempre preparados e prontos para te ajudar.

Para saber mais sobre administração condominial, continue acompanhando nosso Blog e nos siga no Instagram, Facebook e Linkedin.

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Recentemente, identificamos um aumento no número de casos de fraudes envolvendo boletos de pagamento de condomínios.   Para garantir a segurança das suas transações financeiras, recomendamos que tome as seguintes medidas:  Verificação detalhada: ao receber qualquer boleto de pagamento, verifique cuidadosamente os dados presentes no documento. Certifique-se de que todas as informações, como valor, data de vencimento e dados do beneficiário, estejam corretas. No caso do beneficiário, o favorecido sempre será ou a Umuarama Adm de Condomínios (30.505.694/0001.80) ou o nome de seu condomínio.  Além disso, ao digitar o código de barras, confira se as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento. Canais oficiais: utilize apenas os canais oficiais de comunicação da nossa empresa para obter informações sobre seus pagamentos. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Segurança digital: mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus e softwares de segurança. Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou em redes Wi-Fi não seguras. Verifique o banco: o banco  parceiro da Umuarama é o Itaú. Qualquer boleto com marca d'água de outra instituição bancária não está correto, portanto não deve ser pago.  Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco imediatamente.  Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir a segurança nas suas transações conosco pelo email umuarama@umuaramaimoveis.com.br.