Se você mora em uma casa ou apartamento que faz parte de um condomínio já deve seguir algumas regras de condomínio necessárias para minimizar conflitos entre moradores, não é mesmo?
Problemas entre condôminos são recorrentes e, agora na quarentena, aumentaram 25% segundo o SECOVI Rio, sindicato que representa cerca de 29 mil condomínios e imobiliárias do estado do Rio de Janeiro. Os motivos são os mais variados possíveis, desde pequenas infiltrações até perturbações de sossego, vizinhos que não respeitam o silêncio nos condomínios e dificuldade no cumprimento das novas regras de convívio com a covid-19.
Dessa forma, é importante conhecer as regras de condomínio que costumam ser exigidas, para que se possa ter uma boa convivência dentro do condomínio – regras que valem principalmente quando falamos em apartamentos e condomínios verticais.
Se você ficou curioso em conhecer mais sobre o assunto, listamos 4 regras de condomínio que você precisa saber.
São dicas valiosas que farão com que você obtenha uma experiência melhor de convivência com as pessoas onde mora, ou que pretende morar:
1 – Respeitar o silêncio é uma das regras de condomínio mais frequentemente desrespeitadas.
Uma das queixas mais comuns e que causam desavenças entre os moradores é o som alto, mais recorrente em condomínios de apartamentos e aos finais de semana. Nesse caso, prevalece o bom senso comum e o respeito às regras.
Não existe uma lei específica que deve ser aplicada em condomínios, mas a grande maioria dos síndicos e administradoras estabelece como regra básica o respeito ao silêncio após às 22h, visto que a maioria dos moradores possuem compromissos no dia seguinte e precisam de uma noite de sono tranquila.
2. Atenção aos animais de estimação.
Outro tema bem polêmico entre os moradores de condomínios é a permissão ou não de animais de estimação. Cada vez mais presente em nossas vidas, o tema é certamente uma questão que pode gerar conflitos entre moradores.
Hoje em dia, um número maior de condomínios aceita, sem maiores problemas, a presença de pets na rotina dos condomínios. Fazer a limpeza das fezes e da urina e controlar os espaços em que são permitidos são algumas das regras básicas que todos os moradores precisam seguir à risca, e também está comumente presente nos regulamentos internos.
3. Cuidado com as crianças em áreas comuns do condomínio.
Os pais ou responsáveis precisam ter consciência da responsabilidade em mantê-las em total segurança. Em condomínios, costumam existir áreas que podem gerar riscos como piscinas, escadas e elevadores, portanto atenção redobrada com estes.
Outra questão que pode acabar gerando conflitos é o barulho que as crianças fazem. Em tempos de home office, pensar no próximo acaba sendo outra regra básica de convivência, visto a disposição e energia que as crianças têm de sobra, principalmente quando estão impossibilitadas de voltar à escola.
4. Restrições à delivery se tornou uma das regras de condomínio mais atuais.
Com a nova realidade marcada pelo isolamento social causado pela covid-19, é cada vez mais comum a utilização do serviço de delivery em condomínios.
Uma regra básica adotada recentemente e que visa a menor propagação do vírus é a de que o morador busque o alimento ou produto solicitado, na portaria.
Seguindo estas 4 regras básicas, garantimos que a convivência entre os moradores de condomínios será um pouco mais mais fácil e tranquila.
Para continuar sabendo mais sobre a administração condominial, continue acompanhando nosso blog e não esqueça de seguir no Instagram e Facebook.