Veja dicas na hora de escolher comprar um imóvel
Com a taxa Selic em queda, o financiamento de imóveis está cada vez mais barato. Agora fica a dúvida, será que apenas essa redução dos juros é suficiente para se planejar na hora de escolher comprar um imóvel.
Segundo dados da Imovelweb, a busca por imóveis residenciais na cidade de São Paulo cresceu 26% em junho. O que também aumentou no perfil da busca foi a quantidade de interessados em comprar, mais da metade dos consumidores (57%) contra 43% que pensam em alugar.
Antes da pandemia, a maioria dos consumidores, cerca de (62%) tinha apenas intenção de alugar e não comprar um imóvel. Mas foi uma combinação de novas demandas criadas pelo home office, juros de financiamento baixo, maior oferta de crédito e preço de imóveis estagnados que mudaram essa realidade.
Confira abaixo algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de comprar um imóvel:
Vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel?
Talvez uma das perguntas mais polêmicas e emblemáticas no mundo dos imóveis seja essa. A resposta vai depender de vários fatores como: planos de vida, de carreira e até mesmo planejamento financeiro.
Atualmente com a taxa de juros para financiamento imobiliários reduzidas está mais fácil e acessível realizar a aquisição de um imóvel.
Por outro lado o aluguel permite ao inquilino maior mobilidade, caso seja necessário ele se mudar à trabalho por exemplo. O aluguel também pode ser vantajoso quando a intenção for de também manter uma reserva financeira.
Em ambos os casos deve se levar em consideração despesas fixas como: IPTU, seguro residencial e taxa de condomínio. Também é válido pensar em possíveis despesas emergenciais não previstos como reparos hidráulicos e elétricos.
Seja qual for a sua opção, ela deve ser decidida somente após você ter realizado uma boa pesquisa.
Deve-se juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista ou financiar?
O mais recomendado para não se endividar e também conseguir bons descontos é que se compre à vista, porém sabemos que nem sempre as pessoas possuem essa condição financeira e recorrem a financiamentos.
Para quem precisa financiar, a dica é se atentar as taxas de juros praticada pelo banco escolhido e notar o valor final do imóvel na tabela de simulação, onde aparecem calculadas todas as parcelas e encargos incidentes.
Se a pessoa não tem o valor total para comprar, a solução mais recomendada é tentar dar a maior entrada possível e financiar o restante. Assim, ela minimiza os custos do financiamento e não perder a oportunidade de comprar um imóvel naquele momento.
Comprar na planta ou é melhor que ele esteja pronto?
Comprar um empreendimento na planta é sempre um investimento considerado de risco, em um primeiro momento as condições de aquisições parece tornarem a compra um investimento dos sonhos, mas investir dinheiro em um imóvel que ainda não está finalizado requer muita atenção e planejamento.
Comprar um imóvel que ainda está sendo construído significa financiar parte do empreendimento junto à construtora. Dessa forma, o vínculo com a empresa que está responsável pela construção é o ponto mais importante que poderá trazer boas e más consequências ao longo de todo o processo.
Muita gente acredita que a comprar um imóvel na planta é certeza de obter lucro em longo prazo, pois os valores pagos na planta costuma ser de 20% a 40% do valor final em comparação a um imóvel já pronto para morar.
Por isso, você deve levar em consideração os prós e contras, antes de tomar a decisão:
Vantagens:
- Preço mais acessível
- Possibilidade de personalização
- Entrada parcelada
- Maior poder de barganha
- Possível valorização
Desvantagens
- Atrasos na entrega
- Prazo da mudança
- Reajustes
Continue acompanhando nosso blog e não se esqueça de seguir no Instagram e Facebook.