Veja dicas na hora de escolher comprar um imóvel

Confira abaixo algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de comprar um imóvel

Veja dicas na hora de escolher comprar um imóvel

 

Veja dicas na hora de escolher comprar um imóvel

Com a taxa Selic em queda, o financiamento de imóveis está cada vez mais barato. Agora fica a dúvida, será que apenas essa redução dos juros é suficiente para se planejar na hora de escolher comprar um imóvel.

Segundo dados da Imovelweb, a busca por imóveis residenciais na cidade de São Paulo cresceu 26% em junho. O que também aumentou no perfil da busca foi a quantidade de interessados em comprar, mais da metade dos consumidores (57%) contra 43% que pensam em alugar.

Antes da pandemia, a maioria dos consumidores, cerca de (62%) tinha apenas intenção de alugar e não comprar um imóvel. Mas foi uma combinação de novas demandas criadas pelo home office, juros de financiamento baixo, maior oferta de crédito e preço de imóveis estagnados que mudaram essa realidade.

Confira abaixo algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de comprar um imóvel:

Vale mais a pena alugar ou comprar um imóvel?

Talvez uma das perguntas mais polêmicas e emblemáticas no mundo dos imóveis seja essa. A resposta vai depender de vários fatores como: planos de vida, de carreira e até mesmo planejamento financeiro. 

Atualmente com a taxa de juros para financiamento imobiliários reduzidas está mais fácil e acessível realizar a aquisição de um imóvel.

Por outro lado o aluguel permite ao inquilino maior mobilidade, caso seja necessário ele se mudar à trabalho por exemplo.  O aluguel também pode ser vantajoso quando a intenção for de também manter uma reserva financeira.

Em ambos os casos deve se levar em consideração despesas fixas como: IPTU, seguro residencial e taxa de condomínio. Também é válido pensar em possíveis  despesas emergenciais não previstos como reparos hidráulicos e elétricos.

Seja qual for a sua opção, ela deve ser decidida somente após você ter realizado uma boa pesquisa.

Deve-se juntar dinheiro para comprar um imóvel à vista ou financiar?

O mais recomendado para não se endividar e também conseguir bons descontos é que se compre à vista, porém sabemos que nem sempre as pessoas possuem essa condição financeira e recorrem a financiamentos.

Para quem precisa financiar, a dica é se atentar  as taxas de juros praticada pelo banco escolhido e notar o valor final do imóvel na tabela de simulação, onde aparecem calculadas todas as parcelas e encargos incidentes.

Se a pessoa não tem o valor total para comprar, a solução mais recomendada é tentar dar a maior entrada possível e financiar o restante. Assim, ela minimiza os custos do financiamento e não perder a oportunidade de comprar um imóvel naquele momento.

Comprar na planta ou é melhor que ele esteja pronto?

Comprar um empreendimento na planta é sempre um investimento considerado de risco, em um primeiro momento as condições de aquisições parece tornarem a compra um investimento dos sonhos, mas investir dinheiro em um imóvel que ainda não está finalizado requer muita atenção e planejamento.

Comprar um imóvel que ainda está sendo construído significa financiar parte do empreendimento junto à construtora. Dessa forma, o vínculo com a empresa que está responsável pela construção é o ponto mais importante que poderá trazer boas e más consequências ao longo de todo o processo.

Muita gente acredita que a comprar um imóvel na planta é certeza de obter lucro em longo prazo, pois os valores pagos na planta costuma ser de 20% a 40% do valor final em comparação a um imóvel já pronto para morar.

 Por isso, você deve levar em consideração os prós e contras, antes de tomar a decisão:

Vantagens:

  • Preço mais acessível
  • Possibilidade de personalização
  • Entrada parcelada
  • Maior poder de barganha
  • Possível valorização

Desvantagens

  • Atrasos na entrega 
  • Prazo da mudança
  • Reajustes 

 

Continue acompanhando nosso blog e não se esqueça de seguir no Instagram e Facebook.

 

Comentários

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com as nossas Políticas de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições Eu aceito
Recentemente, identificamos um aumento no número de casos de fraudes envolvendo boletos de pagamento de condomínios.   Para garantir a segurança das suas transações financeiras, recomendamos que tome as seguintes medidas:  Verificação detalhada: ao receber qualquer boleto de pagamento, verifique cuidadosamente os dados presentes no documento. Certifique-se de que todas as informações, como valor, data de vencimento e dados do beneficiário, estejam corretas. No caso do beneficiário, o favorecido sempre será ou a Umuarama Adm de Condomínios (30.505.694/0001.80) ou o nome de seu condomínio.  Além disso, ao digitar o código de barras, confira se as informações estão corretas antes de confirmar o pagamento. Canais oficiais: utilize apenas os canais oficiais de comunicação da nossa empresa para obter informações sobre seus pagamentos. Evite clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais por telefone. Segurança digital: mantenha seus dispositivos eletrônicos protegidos com antivírus e softwares de segurança. Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou em redes Wi-Fi não seguras. Verifique o banco: o banco  parceiro da Umuarama é o Itaú. Qualquer boleto com marca d'água de outra instituição bancária não está correto, portanto não deve ser pago.  Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco imediatamente.  Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida e garantir a segurança nas suas transações conosco pelo email umuarama@umuaramaimoveis.com.br.